29 de maio de 2013

PERÍMETRO E ÁREA

AULA SOBRE PERÍMETRO E ÁREA
OBJETIVOS:
  • Construir e ampliar os significados de perímetro e área.
  • Utilizar o papel milimetrado para abordar o conceito de figuras semelhantes, razão de semelhança, razão entre perímetros e razão entres áreas;
  • Abordar a resolução de problemas envolvendo perímetros e áreas.
DEFINIÇÃO:
PERÍMETRO é a medida do comprimento de um contorno, ou o comprimento da linha que delimita uma figura plana. Em termos algébricos seria a soma de todos os lados de um polígono. Pode ser expresso em metro, decímetro ou quilômetro, ...

ÁREA é a medida da quantidade de espaço de uma superfície delimitada ou região interna aos limites de uma figura geométrica.

Quando estudamos polígonos semelhantes, a razão entre os perímetros será igual à razão entre seus lados. A razão entre suas áreas será o quadrado da razão entre seus lados.

ATIVIDADES:
Exercícios com papel milimetrado (quadriculado)

Considerando cada quadradinho de lado 1 (um) como unidade de área, realize:

1) Construa um retângulo 1 de comprimento 6 e largura 4.
2) Calcule o perímetro do retângulo 1.
3) Calcule a área do retângulo 1.
4) Construa um retângulo 2 com o dobro das medidas do retângulo 1.
5) Calcule o perímetro do retângulo2.
6) Calcule a área do retângulo2.
7) Construa um terceiro retângulo 3 com metade das medidas do retângulo 1.
8) Calcule o perímetro do retângulo3.
9) Calcule a área do retângulo3.
10) O que podemos concluir com relação aos perímetros e os lados dos polígonos semelhantes?
11) O que podemos concluir com relação às áreas e os lados dos polígonos semelhantes?












EXERCÍCIOS

1) (PUC-RIO 2008) A área da figura abaixo, em cm², é

a)24 b) 30 c) 33 d) 36 e) 48

2) (PUC-RIO 2008)Um festival foi realizado num campo de 240 m por 45 m. Sabendo que por cada 2 m² havia, em média, 7 pessoas, quantas pessoas havia no festival?
a) 42007   b) 41932    c) 37800  d) 24045   e) 10000

( CMRJ - 2012) A malha quadriculada da figura a seguir é composta por quadradinhos cujo lado mede 1 centímetro.
Observe a figura e responda as questões 6 e 7











3) Podemos afirmar que têm a mesma área as figuras
A)A e C
B) B e E
C) D e E
D)A e B
E) B e C

4) Podemos afirmar, também, que 
A)A e D têm o mesmo perímetro.
B) C tem o dobro do perímetro de D.
C) B e C têm o mesmo perímetro.
D)B e E têm o mesmo perímetro.
E) B tem o dobro do perímetro de A.

5) (CMRJ - 2012) Observe a figura dos quatro quadrados, de mesma área, sobrepostos, desenhada na malha quadriculada.














Sabendo que a área de cada quadrado é 4 cm², a área da figura é
A) 13,25 cm²
B) 13,5 cm²
C) 14,25 cm²
D) 14,5 cm²
E) 15,25 cm²

21 de maio de 2013

SER ADOLESCENTE É ...

Durante o segundo bimestre estaremos trabalhando nas aulas de Ciências os conteúdos referentes à adolescência e outros assuntos, tais como: puberdade, DSTs e gravidez precoce. Com o objetivo de verificar a bagagem trazida pelos alunos sobre tais conceitos, planejamos a feitura do mural intitulado "Ser adolescente é ...". Nele os alunos afixarão seus parágrafos dissertativos sobre o tema e uma letra de música, um poema, uma figura ou desenho que represente essa fase na opinião deles.

Pessoal coloquem aqui seus parágrafos nos comentários. abço

Resultado do trabalho da 1804! Muito legal!


7 de maio de 2013

SOLUÇÃO DO DESAFIO

 Segue a solução da aluna Carolina Marinho da turma 1901.

A área do quadrado do centro é igual a 64 m² o seu lado mede 8m, como o perímetro de um quadrado
é igual a quatro vezes o comprimentro do seu lado, então o perímetro do quadrado central é igual a 32m. Se as cinco regiões têm o mesmo perímetro então o perímetro de cada retângulo também é igual a 32m.
Então o lado do terreno vale 16 m.

A área do terreno é 16²  = 256 m²