22 de outubro de 2015

PLANO CARTESIANO E PAR ORDENADO : "BATALHA NAVAL"

CONTEÚDO TEÓRICO

A atividade proposta tem por objetivo exercitar e fixar os conceitos de Plano Cartesiano e Par Ordenado, tendo em vista a importância dos mesmos para o aprendizado de outros conteúdos como funções, geometria analítica, vetores, etc.
O Plano Cartesiano é formado por um sistema de dois eixos perpendiculares (formam 90º). Esses eixos são retas numéricas que se cruzam (interseção) na origem do sistema (ponto (0,0)).  O eixo horizontal (OX) é chamado eixo das ABSCISSAS e o eixo vertical (OY) é chamado eixo das ORDENADAS.
Um ponto pertencente ao Plano Cartesiano é representado por um PAR ORDENADO (x, y) , sempre nessa ordem, onde x será sua localização na reta OX e y a localização na reta OY.

OBS: Observe que, quando uma das coordenadas é nula (zero) o ponto estará sobre a outra reta (eixo perpendicular) .





ATIVIDADE
  • Vamos dividir a turma em duplas.
  • Cada dupla receberá uma folha de papel quadriculado e construirá dois Planos Cartesianos. Um plano será para localizar suas embarcações, o outro para controlar suas ações em relação ao oponente.

Objetivos

  • Aprender a marcar pontos (pares ordenados) no Plano Cartesiano. Apresentar o plano cartesiano como recurso para organizar e representar informação, conhecendo as principais características do sistema de coordenadas cartesianas e localizando pontos e figuras geométricas no plano cartesiano.  

Organização do jogo


1. Cada jogador distribui suas embarcações pelo tabuleiro, marcando os quadrados em que estarão ancoradas as suas embarcações da seguinte forma: um porta-aviões (cinco quadrados);  dois encouraçados (quatro quadrados cada um); três cruzadores (três quadrados cada um); quatro submarinos (dois quadrados cada um).


2. As embarcações devem ocupar os quadrados na extensão de uma linha ou de uma coluna. Por exemplo, um porta-aviões deve ocupar cinco quadrados em uma linha ou em uma coluna.
3. Não é permitido que duas (2) embarcações se toquem ou se sobreponham.
4. Deve ser distribuída pelo menos uma embarcação em cada quadrante.
5. A função do juiz é observar se os jogadores estão marcando corretamente os pontos nos dois tabuleiros (no tabuleiro do seu jogo e no tabuleiro de controle dos tiros dados no tabuleiro do adversário).

Regras do jogo

  • Cada jogador não deve revelar ao seu oponente a localização de suas embarcações.
  • Os jogadores decidem quem começa a atirar.
  • Cada jogador, na sua vez de jogar, tentará atingir uma embarcação do seu oponente. Para isso, indicará ao seu oponente um ponto (tiro) no plano cartesiano dando as coordenadas x e y desse ponto. Lembrando que as coordenadas x, y são pares ordenados (x, y) em que o primeiro número deve ser lido no eixo e o segundo no eixo y.
  • O oponente marca o ponto correspondente no seu tabuleiro e avisa se o jogador acertou uma embarcação, ou se acertou a água. Caso tenha acertado uma embarcação, o oponente deverá informar qual delas foi atingida. Caso ela tenha sido afundada, isso também deverá ser informado. Uma embarcação é afundada quando todos os quadrados que formam essa embarcação forem atingidos.
  • Para que um jogador tenha o controle dos pontos que indicou ao seu oponente, deverá marcar cada um dos pontos indicados no plano correspondente ao do oponente no seu tabuleiro.
  • Para acertar uma embarcação, basta acertar um dos vértices de um dos quadrados em que a embarcação está ancorada.
  • Para afundar uma embarcação, é preciso acertar pelo menos um dos vértices de cada um dos quadrados em que a embarcação está ancorada.
  • Se o jogador acertar um alvo, tem direito a nova jogada e assim sucessivamente até acertar a água ou até que tenha afundado todas as embarcações.
  • Se o jogador acertar a água, passa a vez para o seu oponente. Também passará a vez para o seu oponente ou perderá uma jogada o jogador que marcar um ponto de forma incorreta, em qualquer um dos tabuleiros. Esse erro deve ser deve ser indicado pelo juíz.
  • O jogo termina quando um dos jogadores afundar todas as embarcações do seu oponente.

6 de outubro de 2015

INTERNET: VILÃ OU ALIADA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM?

É sempre muito bom voltar ao nosso lar! Foi com muita honra e satisfação que voltei ontem à FEUC, a Casa do Professor, para ministrar a palestra "Internet: vilã ou aliada do processo educacional?" e participar da XXII OCTOBERMÁTICA. Muito bom rever os grandes Mestres da Matemática Alzir Fourny, Lucio Sebastião e Dr. Gabriela Barbosa que tiveram grande participação na minha formação de professor e estiveram prestigiando meu trabalho. Agradeço aos futuros colegas de trabalho pela atenção  e pelo interesse. Agradeço,especialmente, ao amigo Alexandre Ferreira pelo convite.





Da esquerda para a direita: Drª Gabriela Barbosa, Alexandre Ferreira, eu, MSc Alzir Fourny e MSc Lucio Sebastião

2 de outubro de 2015

ÚLTIMO CONCURSO CORREIOS (2011) - PROVA PARA CARTEIRO CORRIGIDA

Para obter sucesso em concurso é preciso disciplina, tenacidade e organização. Fazer provas de concursos anteriores e questões similares, elaboradas pela mesma banca, deve estar na rotina de estudos do candidato.
Portanto, mãos à obra!
Segue o link para download da prova de carteiro http://www.4shared.com/office/jB-8OV2Ice/CONCURSO_CORREIOS_2011_CARTEIR.html? e a seguir a correção comentada das questões de matemática.

QUESTÃO 21: PORCENTAGEM

De acordo com o texto 21% das cartas foram adotadas, portanto 79% não foram adotadas ( 21 + 79 = 100%).
Logo, 79% de 1981000 = 79 x 1981000 / 100 = 1564990 cartas
Esse número é maior que 1500000 = 1,5 milhões
Resp. D

QUESTÃO 22: PROPORÇÃO

                        Vol. Total                   Vol. Internos

2009           3818 + 669 = 4487                3818
2010                      22435                           x


4487 . x = 3818 . 22435
x = 19090

Esse número é superior a 19.050 e inferior a 19.100.
Resp. A

QUESTÃO 23: ÁREA

Temos dois retângulos cujas bases são A = base x altura

At = 40 x 30 = 1200 mm²
Au = 35 x 25 = 875 mm²

1200 = 100%
875 = x%

x = 875 x 100/ 1200
x = 72,91%

Resp. B

QUESTÃO 24: VOLUME

O volume de um paralelepípedo (prisma reto retângulo) é calculado pelo produto: V = comprimento x largura x altura
Logo, V = 360 x 270 x 180 = 17496000 mm³ = 17496 cm³ = 17,496 dm³
( perceba que para transformarmos para uma unidade de medida de volume imediatamento superior dividimos por 1000)

Resp. E

QUESTÃO 25: PROPORÇÃO

10 dias = 210630 selos
30 dias =   x selos

x = 30 x 210630 / 10 = 631890 selos

Ou ...
30 é o triplo de 10, então a quantidade de selos em 30 dias também deve ser o triplo.
3 x 210630 = 631890

Resp. E

QUESTÃO 26: FRAÇÕES/ PROPORÇÃO

Redução = 13,4 - 8,8 = 4,6 mm

Fração = 4,6 / 13,4 = 46 / 134 = 0,34

Como 1/3 = 0,33 e 1/2 = 0,5
1/3<0,34< 1/2

Resp . B

QUESTÃO 27: PROPORÇÃO

$ 1,00 = R$ 1,64
$ 352 = 352 X 1,64 = R$577,28

Resp. A

QUESTÃO 28: MDC (MÁXIMO DIVISOR COMUM)

A sala tem 4,16 m = 416 cm de comprimento e 3,52 m = 352 cm de largura. Serão colocados ladrilhos quadrados de x cm de lado. Então, se não há sobras de espaço, o comprimento deve ser divisível (múltiplo) x e a largura também. Concluímos que x é divisor de 416 e de 352.
Para que o ladrilho tenha o maior tamanho possível, x deve ser o maior divisor comum (MDC) entre 416 e 352.

MDC (416, 352) = 32


Resp A


QUESTÃO 29: ÁREA E PROPORÇÃO

Área = 4,16 x 3,52 = 14, 64 m²

1 m² ----------2 kg
14,64 m² -------- 2 x 14,64 = 29,28 kg

3 kg ------------ 1 saco
29,28 kg ---------29,28 ; 3 = 9,76

Serão necessários 10 sacos.

Resp. B

QUESTÃO 30: ANULADA

QUESTÃO 31: VOLUME E ÁREA

Os livros serão colocados deitados sobrepostos até a altura de 9cm. Como cada livro tem 1,2 cm de espessura, caberão 9/ 1,2 = 7,5 livros
Ou seja, 7 livros com a caixa fechada.

Resp. D


QUESTÃO 32: PROPORÇÃO E VOLUME

Tipo 2 = 27 . 18. 9 = 4374 cm³ -------------- 4,50
Tipo 4 = 36 . 27 . 18 = 17496 cm³ ------------ x

x = 17496 . 4,5 ; 4374 = 18,00

Resp. B

QUESTÃO 33: MMC (MÍNIMO MÚLTIPLO COMUM)

Como as caixas ficam sempre na mesma posição e os terrenos tem 12 m de frente, então esse distância será múltipla de 12. Se os postes estão a 50 m um do outro, esse número também será múltiplo de 50. A primeira coincidência , será múltipla de ambos, ou seja,o MMC.

MMC ( 12 e 50) = 300
Resp. C

QUESTÃO 34: FRAÇÕES

A fração que coube a Marcos será 7/10 de 3/5  = 21 / 50

Resp. C

QUESTÃO 35: PORCENTAGEM

Aumento = 52 - 40 = 12

4 = 10% de 40
12 = 30% de 40

Resp. E

QUESTÃO 36: PORCENTAGEM

Esta é uma questão conceitual. O maior aumento relativo é aquele que foi maior em percentual. Logo o aumento relativo da carta não comercial foi o maior.

Resp. E

QUESTÃO 37: PORCENTAGEM

6,52% de aumento em 3 meses = 6,52 : 3 = 2,17% ao mês

Resp. B

QUESTÃO 38: EXPRESSÕES NUMÉRICAS E OPERAÇÕES

Custo com envio das mercadorias de 3kg
[ 35,10 + 13,20 x 3] x 2

Custo com envio das mercadorias de 2 kg
[ 35,10 + 13,20 x 2] x 4

Total --- [ 35,10 + 13,20 x 3] x 2 + [ 35,10 + 13,20 x 2] x 4

Resp. A

QUESTÃO 39: SISTEMA DO 1º GRAU

Chamando de X o valor fixo e Y  constante de proporcionalidade, temos;

X +  Y = 26,80
X + 2Y = 31,40

Y = 4,60
X = 22,20

Resp. E

QUESTÃO 40: REGRA DE TRÊS INVERSA

Força de trabalho e tempo de produção são grandezas inversamente proporcionai.


12 carteiros ------------------ 21 min
14 carteiros ------------------    x

14/ 12 = 21/ x

14 x = 12 .21

x = 18 min

Resp. B