POTENCIAÇÃO
OBJETIVOS:
- Construir e ampliar os significados da
potenciação a partir do princípio multiplicativo.
- Potência com expoente racional;
DEFINIÇÃO:
Assim como podemos expressar e resolver de forma
mais simples, uma soma de várias parcelas iguais recorrendo à multiplicação, da
mesma forma podemos recorrer à exponenciação para obtermos o produto de vários
fatores iguais.
A potenciação ou exponenciação é a
operação de elevar um número ou expressão a uma dada potência
ATIVIDADES:
1ª ATIVIDADE (30 MIN):
1ª ATIVIDADE (30 MIN):
Utilizando bonecos em EVA, realizar atividades envolvendo princípio
multiplicativo e potenciação, combinando as diferentes possibilidades de
vestuário.
Com peças de camisetas, calças e
sapatos, trabalhar no primeiro momento as
combinações possíveis.
No segundo momento utilizar quantidades
de peças iguais e introduzir o conceito de potenciação com sendo um produto de
fatores iguais.
2ª ATIVIDADE (30 MIN): Questões
1) ENIGMA
DOS GATINHOS (EDUCOPÉDIA)
2)CONJUNTO HABITACIONAL (EDUCOPÉDIA):
3) EPIDEMIA (EDUCOPÉDIA):
3ª
ATIVIDADE: MOMENTO DE REFLEXÃO (10 MIN)
Professor(a),
nessa atividade pode ser explorado o conceito de potenciação na solução de
situações como a apresentada na atividade. Fale a respeito do uso consciente
das novas tecnologias, aproveito o tema. Motive seus alunos a utilizar o objeto
de aprendizagem e depois, leve-os a solucionar o problema proposto.
DESENVOLVIMENTO
DA ATIVIDADE:
-
Leitura
do texto inicial;
-
O
que vocês acham da internet? É bom ou ruim? Por que?
-
Como
podemos utilizar dessas novas tecnologias de modo consciente?
-
Vamos
ver como o uso de potência pode nos ajudar a solucionar questões como essa
(clicar no ícone)
-
Agora
vamos tentar resolver esse problema?
-
Resposta:
-
Se
1 hora contem 4 x 15 min, então:
-
Nos
primeiros 15 min, são 3 pessoas
-
Nos
15 min seguintes, serão 3 x 3 = 9
-
Nos
outros 15 min seguintes, serão 9 x 3 = 27
-
Nos
últimos 15 min serão: 27 x 3 = 81
-
Ao
final de 1 hora serão: 3 + 9 + 27 + 81 = 120 pessoas
4ª ATIVIDADE (30 MIN): Exercícios de fixação
1) Calcule as seguintes potências:
a) 3 4 =
b) 2 5 =
c) 1 4 =
d) 0 6 =
e) (-2) 4 =
f) 5 0 =
g) (2,43) 0 =
h) (-0,5) 0 =
i) 17¹ =
j) (1,45) ¹ =
l) (-5) ¹ =
m) 3 -1 =
n) (-3) -2 =
o) 2 – 4 =
p) (-0,75) -2 =
2) Neste exercício é importante ir observando os resultados após os cálculos!!! Portanto, resolva:
a) 2 6 =
b) (-2) 6 =
c) 2 5 =
d) (-2) 5 =
e) 3² =
f) (-3) ² =
g) 3³ =
h) (-3)³ =
i) (-4) -1 =
3) Para resolver as potências a seguir é preciso fazer cada cálculo passo a passo, evitando assim erros com sinais:
a) -2 ³ =
b) -3² =
c) -4³ =
d) -5³ =
e) -5² =
f) – (-2)³ =
g) – (-3)² =
h) – (-5)² =
4) Coloque V (verdadeiro) ou F (falso):
Para resolver este exercício é importante conhecer muito bem as propriedades da potência.
( ) 5 – 6 . 5 6 = 1
( ) 6 -2 . 6 -5 = 6 10
( ) 7³ : 7 5 = 7 -5 . 7³
( ) 2 5 : 2³ = 1²
( ) 3³ . 3 5 = 9 8
legal vo ve se faço essas tb
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