27 de junho de 2012

TRABALHANDO COM TANGRAM

O Tangram surgiu na China a mais de mil anos atrás e sua história é cheia de lendas e mitos.
Esse jogo pode ser uma ferramenta importante para o ensino de triângulos retângulos, quadriláteros, ângulos internos, semelhança de triângulos, áreas, perímetros e outros assuntos da Geometria.
Sua utilização em sala de aula pelo professor deve ser planejada. O próprio processo de construção de um Tangram, já consiste numa atividade pedagógica importante.
Confecção dos Tangrans pelos alunos



Alunos da 1805 ilustrando o livro
Alunos manipulando o Tangram

Para construirmos esse jogo, devemos ter em mãos um papel, de qualquer tipo, com formato quadrado. Esse quadrado será dividido em dois triângulos retângulos maiores, um médio e dois pequenos, um paralelogramo e um quadrado, conforme as figuras abaixo.



Construído o Tangram e explicadas as suas propriedades, é só deixar que os alunos soltem a imaginação e criem seus desenhos tornando a atividade prazerosa e interessante.

No último mês realizamos um trabalho com Tangram com alunos do oitavo ano da E.M. Princesa Isabel. Trabalhando a polivalência em Ciências e Matemática, propusemos que os alunos criassem uma história relacionada com os assuntos de Ciências ( sexualidade, reprodução, puberdade, DSTs, ...) referentes ao ano de escolaridade e ilustrassem suas histórias com Tangram, produzindo, dessa maneira, os livros a serem expostos na Feira Literária. O resultado foi maravilhoso! Houve histórias magníficas e ilustrações belíssimas e criativas.
Capa de um dos livros

Exposição dos trabalho na Feira

Capa de livro


Outra capa
Parte da história "João o Guerreiro"

Outra parte da história










O mais importante de tudo, entretanto foi verificar a solidificação do aprendizado desses jovens e mostrar para eles que a Matemática também pode ser divertida e atraente.