A equipe de exatas da Escola Municipal Princesa Isabel, da qual tenho orgulho de fazer parte, organizou o Projeto Calculando fazendo uma referência ao Soletrando, também organizado por nossa equipe na escola.
Com o objetivo de contribuir com as estratégias pedagógicas para o ensino da Matemática e para o resgate de conteúdos matemáticos fundamentais o Calculando foi dividido em três fases, a saber:
1ª fase: Na fase inicial todos os alunos participaram resolvendo em sala de aula com o professor da matéria cinco listas de exercícios referentes as quatro operações fundamentais. Cada lista selecionou um aluno com o maior número de acertos em 90 segundos, de maneira que na segunda fase tivemos cinco selecionados por turma.
Esse procedimento foi baseado no método do Doutor em Matemática Yoram Sagher de Singapura.
2ª fase: Durante a segunda fase foram explorados os conteúdos básicos da primeira fase de maneira contextualizada e problematizada avaliando também a capacidade de interpretação dos alunos. Terminada essa etapa, cada turma seria representada por um participante vencedor na grande final.
3ª fase: Essa foi a última fase do evento onde os participantes, incentivados por suas torcidas, resolveram exercícios referentes aos conteúdos do primeiro semestre num intervalo de tempo pré-determinado. Os exercícios foram projetados num telão de maneira que a platéia pudesse conferir e interagir com o evento.
1ª fase em sala de aula |
Aluno do 7º ano resolvendo uma das listas |
Festa dos alunos para a foto |
2ª fase do evento |
Projeção das questões no telão |
3ª fase do evento |
Classificados do 9º ano |
O ponto alto do evento foi conferir a dedicação e o esforço dos classificados e, principalmente, a participação e o interesse dos demais alunos na resolução das questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário