Professor
Responsável: Nelson Coutinho
Duração:
3° e 4° bimestres
Tema:
Blog educacional / Facebook
JUSTIFICATIVA
Vivemos a época das tecnologias em
que o trabalho do profissional da educação se torna cada vez mais difícil em
detrimento da infinidade de atrativos que essas tecnologias podem proporcionar.
A intenção da eletiva “Blog/Facebook
da Princesa” é exatamente explorar algumas dessas possibilidades e canalizar as
potencialidades tecnológicas dos alunos para a construção de conhecimentos e
para a formação de competências para que atuem na sociedade em que vivem.
1-OBJETIVOS
A eletiva “Blog/ Facebook da
Princesa” tem como objetivo principal registrar e documentar o cotidiano
escolar através da ação protagonista dos nossos alunos. Utilizando o Blog e o
Facebook como ferramentas, pedagógicas apresentaremos aos alunos as diferentes
possibilidades que a Informática e, mais especificamente, a Internet podem
proporcionar para a busca do conhecimento.
2-COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Reconhecer
os elementos do computador e as ferramentas da informática para além dos sites
de relacionamento.
·
Estimular
e incentivar a pesquisa escolar através da internet.
·
Possibilitar
aos alunos o contato com as disciplinas além dos muros da escola através de
textos, questões desafio, jogos interativos, etc.
·
Replicar
e disponibilizar para a comunidade escolar, através da rede, as experiências
vividas na escola.
3-ATIVIDADES E
METODOLOGIAS
·
Registro
fotográfico das atividades escolares pelos alunos.
·
Apresentação
teórica e prática dos comandos e conceitos informáticos aos alunos.
·
Utilização
da sala de informática pelos alunos da eletiva.
·
Redação
dos textos das postagens e verificação ortográfica pelos alunos.
·
Digitação
e utilização dos comandos de informática pelos alunos.
4-AVALIAÇÃO
A inter-relação professor - aluno
está presente na eletiva “Blog/ Facebook da Princesa” de modo que o professor
figura como mediador e orientador do processo de aprendizagem. A avaliação,
portanto, é continuada e observa não só os aspectos quantitativos, mas
principalmente, qualitativos.
Confira!
Facebook: princess isabel
Nenhum comentário:
Postar um comentário