13 de novembro de 2015

A MATEMÁTICA DO XADREZ

A Matemática está entre as disciplinas mais rejeitadas pelos estudantes. O educador, portanto, deve criar estratégias que motivem seus alunos e tornem o processo de aprendizagem mais aprazível. Neste sentindo, os jogos tornam-se importantes ferramentas pedagógicas que possibilitam o ensino de determinados conteúdos mais lúdico e atraente.
No aprendizado da Matemática é importante que o estudante saiba direcionar o seu raciocínio lógico; possua paciência para que possa analisar um mesmo problema das diversas maneiras possíveis; tenha uma boa concentração para não deixar que seu raciocínio se disperse facilmente, entre outras áreas que compõem as funções do raciocínio da mente humana. O jogo de xadrez possui características importantes, as quais podem desenvolver habilidades em diversos níveis no estudante, ajudando em seu rendimento escolar e no desenvolvimento social. Dentre as habilidades que podem ser desenvolvidas pelo hábito da prática do xadrez destacam-se: a concentração, atenção, paciência, análise e síntese, imaginação, criatividade, organização nos estudos, entre outras.
No último dia 12 de novembro os alunos das turmas 3001 e 3002 do Colégio Estadual George Washington desenvolveram um belíssimo trabalho sob nossa orientação acerca da importância da Matemática no jogo de xadrez e vice-versa.
Na parte teórica, eles conseguiram identificar os conteúdos que podem ser trabalhados com o jogo de xadrez, tais como:

Sugestões de Conteúdos que Podem ser Explorados no Jogo de Xadrez

§    Frações. (Por exemplo: o número de casas brancas ou pretas representam que fração do tabuleiro?);
§       Noção de simetria. (Posicionamento das peças para iniciar uma partida);
§  Equivalência. (Na captura de peças. Por exemplo: Rainha (Dama), Torre, Bispo e Cavalo correspondem a quantos peões respectivamente);
§  Razão, proporção, grandezas diretamente e inversamente proporcionais. (Na exploração do tabuleiro. Por exemplo: o que acontece com o perímetro do quadrado à medida que seu lado dobra, triplica e assim por diante; ou fixando a área de um retângulo o que ocorre com a sua base sabendo que sua altura está dobrando, triplicando e assim por diante); 
§  Potenciação. (No número de quadrados existentes no tabuleiro.)
§  Produtos notáveis. (Fazendo cálculo da área de quadrados ou retângulos explorados no tabuleiro);
§  Noção de horizontal, vertical e diagonal; (No movimento das peças. Por exemplo: Movimento da Dama, Torre e Bispo);
§  Polígonos – Área e Perímetro (triângulos, quadrados, retângulos, losangos, paralelogramos, trapézios). (Na exploração do tabuleiro);
§  Plano Cartesiano. (Na exploração do tabuleiro);
§  Funções de 1º e 2º graus. (Na exploração do tabuleiro);
§  Progressões. (Na contextualização das lendas do Xadrez);
§  Análise Combinatória. (Em questionamentos do tipo: Qual é o número possível de movimentos distintos que podem ser realizados no primeiro lance de uma partida de Xadrez? E para o segundo lance?
O projeto culminou com a apresentação de um jogo de xadrez humano, em que os alunos confeccionaram o tabuleiro com cartolina e realizaram um duelo entre turmas.










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