No aprendizado da Matemática é importante que o estudante saiba direcionar o seu raciocínio lógico; possua paciência para que possa analisar um mesmo problema das diversas maneiras possíveis; tenha uma boa concentração para não deixar que seu raciocínio se disperse facilmente, entre outras áreas que compõem as funções do raciocínio da mente humana. O jogo de xadrez possui características importantes, as quais podem desenvolver habilidades em diversos níveis no estudante, ajudando em seu rendimento escolar e no desenvolvimento social. Dentre as habilidades que podem ser desenvolvidas pelo hábito da prática do xadrez destacam-se: a concentração, atenção, paciência, análise e síntese, imaginação, criatividade, organização nos estudos, entre outras.
No último dia 12 de novembro os alunos das turmas 3001 e 3002 do Colégio Estadual George Washington desenvolveram um belíssimo trabalho sob nossa orientação acerca da importância da Matemática no jogo de xadrez e vice-versa.
Na parte teórica, eles conseguiram identificar os conteúdos que podem ser trabalhados com o jogo de xadrez, tais como:
Sugestões
de Conteúdos que Podem ser Explorados no Jogo de Xadrez
§ Frações. (Por exemplo: o número de casas brancas
ou pretas representam que fração do tabuleiro?);
§ Noção de simetria. (Posicionamento das peças
para iniciar uma partida);
§
Equivalência. (Na captura de peças. Por exemplo:
Rainha (Dama), Torre, Bispo e Cavalo correspondem a quantos peões
respectivamente);
§
Razão, proporção, grandezas diretamente e
inversamente proporcionais. (Na exploração do tabuleiro. Por exemplo: o que
acontece com o perímetro do quadrado à medida que seu lado dobra, triplica e
assim por diante; ou fixando a área de um retângulo o que ocorre com a sua base
sabendo que sua altura está dobrando, triplicando e assim por diante);
§
Potenciação. (No número de quadrados existentes
no tabuleiro.)
§
Produtos notáveis. (Fazendo cálculo da área de
quadrados ou retângulos explorados no tabuleiro);
§
Noção de horizontal, vertical e diagonal; (No
movimento das peças. Por exemplo: Movimento da Dama, Torre e Bispo);
§
Polígonos – Área e Perímetro (triângulos,
quadrados, retângulos, losangos, paralelogramos, trapézios). (Na exploração do
tabuleiro);
§
Plano Cartesiano. (Na exploração do tabuleiro);
§
Funções de 1º e 2º graus. (Na exploração do
tabuleiro);
§
Progressões. (Na contextualização das lendas do
Xadrez);
§
Análise Combinatória. (Em questionamentos do
tipo: Qual é o número possível de movimentos distintos que podem ser realizados
no primeiro lance de uma partida de Xadrez? E para o segundo lance?
O projeto culminou com a apresentação de um jogo de xadrez humano, em que os alunos confeccionaram o tabuleiro com cartolina e realizaram um duelo entre turmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário