10 de abril de 2013

CONCURSOS MILITARES PARA MULHERES

Em todos os lugares em que trabalho costumo incentivar meus alunos a prestarem concursos na área militar. Por que?
Primeiro motivo:  fui militar durante 7 anos e penso que os valores que norteiam as instituições militares, tais como hierarquia, disciplina, hombridade, responsabilidade e iniciativa são fundamentais para o sucesso de qualquer profissional e, atualmente, tais preceitos são raros no universo civil. Sou grato à Marinha por ter ajudado a forjar meu caráter.
Segundo motivo: a estabilidade financeira e os salários. Ainda que defasados, os salários dos quadros militares superam a maioria das remunerações na esfera civil, considerando, obviamente, mesmo nível de escolaridade e formação. Além disso, a rotina da carreira militar não impede que o indivíduo continue seus estudos ou continue prestando outros concursos de maneira a garantir no militarismo um "trampolim" para degraus mais elevados.
Os concursos militares durante muito tempo estiveram restritos aos homens devido a questões políticas, conceituais ou até mesmo funcionais. O fato é que esse quadro vem mudando e as mulheres vem tendo um acesso cada vez maior aos cargos militares.
Visando a esclarecer as dúvidas de muitas alunas que me procuraram, seguem abaixo os concursos que oferecem vagas para as mulheres e os links para maiores informações.

1) Marinha do Brasil - Corpo Auxiliar, Corpo de Engenheiros Navais e Corpo de Saúde como Oficial de carreira; Corpo Auxiliar de Praças como Cabo ou Sargento de carreira, como Sargento Músico do CFN e existe também os serviços temporários de Oficiais e Praças (recrutas);
2) Exército Brasileiro - como Oficial de carreira ou temporário e Praça como Sargento de carreira ou temporário;
3) Força Aérea - Aviador e Intendente da AFA, Dentista, Farmaceutico ou Médico como Oficial de carreira, Praça como Sargento e também Oficial temporário;
4) Bombeiro Militar (RJ) - Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro como oficial de carreira (UERJ) e quadro de praças.
5) Polícia Militar (RJ) - PMRJ (UERJ) e quadro de praças.

Maiores detalhe, acesse os links abaixo.

Fonte(s):

https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html 

http://www.exercito.gov.br/web/ingresso/concursos 

http://www.afa.aer.mil.br/index.php 

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=concursos&target=anteriores 

 http://www.defesacivil.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=category&id=3&Itemid=7

http://www.pmerj.rj.gov.br/crsp/ 





Nenhum comentário:

Postar um comentário