21 de julho de 2014

RESUMO DA COPA ( MÉDIAS E PORCENTAGEM)

A copa do mundo de 2014 realizada no Brasil acabou. É tempo de fazermos um levantamento dos pontos positivos e dos pontos negativos. As opiniões foram divididas em relação ao sucesso do evento. Muitos acreditam que no aspecto esportivo foi um sucesso. Jogos emocionantes e com muitos gols e excelente qualidade técnica. Entretanto, o que ficou de legado para a população brasileira? Alguém percebeu melhora nos transportes, na segurança, na saúde ou até mesmo no esporte nacional? E o dinheiro público gasto nas obras, quem vai devolver? Já pensou no quanto a educação melhoraria se esse investimento fosse destinado às escolas? Enfim,é hora de refletirmos sobre tudo isso, pois as olimpíadas se aproximam e não podemos permitir que os mesmos erros sejam cometidos. Vamos agora fazer um balanço do futebol jogado na copa 2014!
Atividade 1
Construir uma tabela com as seleções participantes da copa com os seguintes dados: jogos, gols feitos, pontos possíveis e pontos obtidos.

Atividade 2
Calcular a média de gols de cada seleção da copa.

Atividade 3
Colocar as seleções em ordem decrescente segundo suas médias de gols.

Atividade 4
Calcular o aproveitamento das seleções. Ou seja, a relação entre o total de pontos jogados pela seleção e o número de pontos feitos.

Exemplo: O flamengo jogou 11 partidas no Brasileirão e conquistou apenas 7 pontos.. Qual o aproveitamento do time do flamengo?
Total de pontos disputados: 11 x 3 =33

Aproveitamento: 7/33 = 0,21 = 21%

Atividade 5
Colocar as seleções em ordem decrescente de aproveitamento.

Responda:
A) A seleção campeã obteve a melhor média de gols?
B) A seleção campeã obteve o maior aproveitamento?
C) Se fosse um campeonato de pontos corridos, quais seriam o primeiro e o último colocados?
D) Qual a média de gols e o aproveitamento da seleção brasileira?
E) Qual a média de gols da copa 2014?
F) O que você achou dá seleção brasileira?

A proposta da atividade é trabalhar com 8°ano e 9° ano os conteúdos de médias, operações com números relativos, porcentagem e decimais. No ensino médio pode-se trabalhar conteúdos como probabilidade e estatística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário