CUBO
O cubo ou HEXAEDRO é o poliedro com seis faces quadradas e iguais. O volume do cubo, ou seja, espaço interno a ser preenchido pode ser calculado através do produto da largura pela altura pelo comprimento. Como no cubo suas arestas são todas iguais, basta elevarmos a medida da aresta ao cubo para obtermos seu volume. Além do volume, outra grandeza calculável no sólido é a área total de das superfícies. Suas seis faces iguais e quadradas tem área igual ao quadrado de sua aresta. Como são seis, a área total será dada pela fórmula:
At = 6a²
V= a³
PARALELEPÍPEDO
Paralelepípedo ou bloco retangular é a designação dada a um prisma cujas faces são paralelogramos. Um paralelepípedo tem seis faces, sendo que duas opostas são idênticas e paralelas entre si. Sua área total e seu volume podem ser calculados pelas fórmulas abaixo:
At = 2( ab + ac + bc)
V = a.b.c
ATIVIDADE
O objetivo é facilitar a visualização de cubos e paralelepípedos e de fixar os conteúdos de áreas de quadrados e retângulos, volumes, equivalência de sólidos, Sistema de Medidas, além de promover uma ação interdisciplinar com artes visuais. Associar as grandezas volume e capacidade através da relação 1 dm³ = 1 L.
MATERIAL
- Duas caixas de papelão por grupo
- Régua e compasso
- Tesoura
- Fita adesiva
- Cola branca
- 1 kg de arroz
- Utilizando conhecimentos de Desenho Geométrico, construir seis quadrados iguais com 10cm de lado, dois retângulos 8cm x 10cm, dois retângulos 10cm x 12,5cm e dois retângulos 12,5cm x 8cm. Serão as faces do cubo e do paralelepípedo, respectivamente.
- Utilizando a fita adesiva, unir as faces do cubo e do paralelepípedo segundo os modelos planificados.
Planificação do cubo
Planificação do paralelepípedo
3. Montar o cubo e o paralelepípedo de modo que uma das faces fique solta, como uma "tampa".
4. Preencher o interior dos sólidos com arroz de modo a constatar a equivalência entre os sólidos, previamente calculada através das fórmulas.
5. Fechar os poliedros e colorir livremente finalizando a construção.
QUESTIONÁRIO
1) Calcular as áreas de cada uma das faces do cubo e do paralelepípedo.
2) Calcular as áreas laterais do cubo e do paralelepípedo.
3) Calcular os volumes do cubo e do paralelepípedo.
4) Qual a relação entre os sólidos
5) Conclusão do grupo.
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Construção das faces |
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Construção das faces |
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Construção das faces |
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Exposição dos conteúdos |
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Exposição dos conteúdos |
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Montagem dos sólidos (demonstração) |
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Montagem dos sólidos (demonstração) |
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Montagem dos sólidos (demonstração) |
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Montagem dos sólidos (prática) |
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Orientação para a aula |
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Verificação de equivalência |
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Acabamento: arte final |
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Acabamento: arte final |
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Acabamento: arte final |
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