O origami é uma
arte japonesa de dobradura com papel conhecida no mundo todo. Um origami
muito conhecido é o tsuru Grou – Cegonha, ave sagrada e popular do Japão,
que simboliza saúde, fortuna, boa sorte e
felicidade. Costuma-se dizer que esta ave é o símbolo da longevidade.
Segundo a lenda do
Tsuru na cultura japonesa, a pessoa que fizer mil dobraduras desse pássaro,
fixando o pensamento em um pedido, terá seu desejo realizado. Quando
oferecido como presente, significa votos de saúde e prosperidade.
Tsuru e o Dia da
Paz
Em
1945, depois da explosão da bomba de Hiroshima, surgiram várias doenças no
Japão, entre os sobreviventes da guerra. A pequena Sadako, com 12 anos de
idade, foi diagnosticada com Leucemia.
Em
tratamento no hospital recebeu de um amigo, vários papéis coloridos para que
ela fizesse 1000 origamis do tsuru, junto com o pedido de cura. Como a doença
se agravava a cada dia, Sadako começou a pedir pela paz mundial. Mas, no
dia 25 de outubro de 1955, ao completar 964 tsurus, ela faleceu.
Os
amigos completaram os 1000 tsurus e iniciaram uma campanha para arrecadar
dinheiro para construir um monumento pela paz. Em 1958 o monumento foi
inaugurado, no Parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos, no dia 6 de agosto,
dia do bombardeio, se faz uma cerimônia no parque, pela paz e para lembrar as
vítimas de Hiroshima.
CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS NA CONSTRUÇÃO
ATIVIDADES:
1) Após os dois primeiros passos temos um quadrado dividido em quatro partes iguais por suas diagonais. Confirme o número de diagonais através da fórmula D= n.(n-3)/ 2
2) Quais as quatro figuras formadas pelas diagonais? Classifique em triângulos equiláteros, triângulos isósceles ou triângulos escalenos.
3) Quais as medidas de seus ângulos?
4) Qual a fração que cada figura representa do inteiro?
5) Quais os ângulos formados pelas diagonais do quadrado?
6) Após os 3º e 4º passos, nos quais unimos os pontos médios (metade) dos lados do quadrado, o quadrado ficou dividido em quantas partes?
7) Qual a fração que representa cada uma dessas partes?
Mais detalhes da construção no vídeo:
ATIVIDADES:
1) Após os dois primeiros passos temos um quadrado dividido em quatro partes iguais por suas diagonais. Confirme o número de diagonais através da fórmula D= n.(n-3)/ 2
2) Quais as quatro figuras formadas pelas diagonais? Classifique em triângulos equiláteros, triângulos isósceles ou triângulos escalenos.
3) Quais as medidas de seus ângulos?
4) Qual a fração que cada figura representa do inteiro?
5) Quais os ângulos formados pelas diagonais do quadrado?
6) Após os 3º e 4º passos, nos quais unimos os pontos médios (metade) dos lados do quadrado, o quadrado ficou dividido em quantas partes?
7) Qual a fração que representa cada uma dessas partes?
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