APRESENTAÇAO
A matemática é, sem dúvida, um dilema na educação do nosso município. As dificuldades enfrentadas no ensino da matemática são múltiplas e variadas. Pensamos que transmitir os conteúdos matemáticos de forma mais lúdica, fugindo aos padrões tradicionais, poderia ser uma boa alternativa para a obtenção de um melhor rendimento.
Aproveitando o sistema das eletivas do Ginásio Experimental Carioca conseguimos implementar, com sucesso, o projeto “Matemática divertida – Jogos matemáticos”.
JUSTIFICATIVA
A principal motivação para a implantação desse projeto foi tornar a matemática mais atraente aos alunos e transmitir conteúdos geométricos de maneira mais lúdica.
Outro objetivo alcançado foi proporcionar a todos os alunos novas alternativas de diversão e entretenimento durante os intervalos e horários livres, reduzindo os problemas disciplinares . Além disso, foi gratificante perceber o interesse e superação de alunos com sérios problemas comportamentais participantes do projeto.
OBJETIVO
· Apresentação de conteúdos geométricos, tais como: reta, plano, ponto, ângulos, semirreta, segmento de reta, figuras geométricas, construções geométricas, altura, bissetriz, mediatriz, ponto médio, ...
· Trabalhar o conceito de números pares e sua importância na geometria.
· Relacionar os conteúdos e as práticas com as profissões de engenheiro, arquiteto, pintor, pedreiro, artesão, artista plástico, ..., ou seja, relacionar o projeto com possibilidades do mercado de trabalho.
· Diminuir os níveis de indisciplina no pátio.
· Estimular a adoção de estratégias para a resolução de problemas.
· Estimular a competição saudável.
DESENVOLVIMENTO
1ª etapa
A primeira etapa consistiu na apresentação do projeto aos alunos. foi explicada a impotancia do comprometimento de todos para a consecuçao do projeto.
Essa fase ocorreu em sala de aula.
2ª etapa
Essa fase do projeto foi a mais longa. Os conteúdos geométricos e matemáticos foram transferidos aos alunos pelos professores. Essa etapa ocorreu em sala.
3ª etapa
Início das construçoes pelos alunos. Transmitidos os conteúdos e demonstrados os métodos de construçoes geométricas, os alunos iniciaram a processo de construçao dos tabuleiros. Foram traçados os rascunhos no piso.
Rascunhando |
Primeiros riscos |
Marcação para a pintura |
4ª etapa
Os alunos começaram o processo de pintura dos tabuleiros no piso. Essa etapa foi a mais divertida e interessante para os alunos, porém a mais intensa para os professores. A fiscalizaçao dos procedimentos deve ser constante.
Pintura da primeira cor |
Início das pinturas |
Pintando a segunda cor do tabuleiro |
Terminando a quadra de mini-tenis |
Primeira cor no tabuleiro gigante |
Segunda cor no tabuleiro gigante |
Tabuleiro de jogo da velha |
5ª etapa
Finalização dos tabuleiros. Reparo dos erros e arremate final.
Retoques finais |
Tabuleiro de dama |
Quadra de mini-tenis |
Jogo da velha |
Tabuleiro de dama humana |
6ª etapa
Confecçao das peças para os tabuleiros menores. Nessa fase foram utilizados materiais recicláveis e discutida a importancia da reciclagem.
Alunos jogando dama |
7ª etapa
A última fase foi a culminancia do projeto com um torneio de "Dama humana" estre as turmas da escola. Esse torneio foi realizado num tabuleiro gigante confeccionado na parte central do pátio.
Fechando o torneio, uma equipe de professores, manipulados por um aluno, enfrentou uma equipe de professoras, manipuladas por uma aluna.
Jogo do torneio |
Dama humana entre turmas |
Tabela do torneio |
Dessa vez elas ganharam!
PARABÉNS PELO PROJETO
ResponderExcluirQue projeto maravilhoso! AH se todos os docentes trabalhassem nessa linha de aprendizagem.
ResponderExcluirmuito rium
ResponderExcluirObrigado pela contribuição Anônimo! Prometo trabalhar para melhorar!
ResponderExcluirParabéns é assim que conseguimos fazer a diferença.
ResponderExcluirParabéns! Com projetos como este as aulas de Matemática ficam mais atraentes e despertam o interesse dos alunos.
ResponderExcluirParabéns gostei muito do seu projeto
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