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9 de agosto de 2011

PROJETO: "MATEMÁTICA DIVERTIDA/JOGOS MATEMÁTICOS"

APRESENTAÇAO
                A matemática é, sem dúvida, um dilema na educação do nosso município. As dificuldades enfrentadas no ensino da matemática são múltiplas e variadas. Pensamos que transmitir os conteúdos matemáticos de forma mais lúdica, fugindo aos padrões tradicionais, poderia ser uma boa alternativa para a obtenção de um melhor rendimento.
Aproveitando o sistema das eletivas do Ginásio Experimental Carioca conseguimos implementar, com sucesso, o projeto “Matemática divertida – Jogos matemáticos”.
JUSTIFICATIVA
                A principal motivação para a implantação desse projeto foi tornar a matemática mais atraente aos alunos e transmitir conteúdos geométricos de maneira mais lúdica.
Outro objetivo alcançado foi proporcionar a todos os alunos novas alternativas de diversão e entretenimento durante os intervalos e horários livres, reduzindo os problemas disciplinares . Além disso, foi gratificante perceber o interesse e superação de alunos com sérios problemas comportamentais participantes do projeto.
OBJETIVO
·         Apresentação de conteúdos geométricos, tais como: reta, plano, ponto, ângulos, semirreta, segmento de reta, figuras geométricas, construções geométricas, altura, bissetriz, mediatriz, ponto médio, ...
·         Trabalhar o conceito de números pares e sua importância na geometria.
·         Relacionar  os conteúdos e as práticas com as profissões de engenheiro, arquiteto, pintor, pedreiro, artesão, artista plástico, ..., ou seja, relacionar o projeto com possibilidades do mercado de trabalho.
·         Diminuir os níveis de indisciplina no pátio.
·         Estimular a adoção de estratégias para a resolução de problemas.
·         Estimular a competição saudável.
DESENVOLVIMENTO
1ª etapa

A primeira etapa consistiu na apresentação do projeto aos alunos. foi explicada a impotancia do comprometimento de todos para a consecuçao do projeto.
Essa fase ocorreu em sala de aula.

2ª etapa

Essa fase do projeto foi a mais longa. Os conteúdos geométricos e matemáticos foram transferidos aos alunos pelos professores. Essa etapa ocorreu em sala.

3ª etapa

Início das construçoes pelos alunos. Transmitidos os conteúdos e demonstrados os métodos de construçoes geométricas, os alunos iniciaram a processo de construçao dos tabuleiros. Foram traçados os rascunhos no piso.


Rascunhando


Primeiros riscos

Marcação para a pintura


4ª etapa

Os alunos começaram o processo de pintura dos tabuleiros no piso. Essa etapa foi a mais divertida e interessante para os alunos, porém a mais intensa para os professores. A fiscalizaçao dos procedimentos deve ser constante.

Pintura da primeira cor

Início das pinturas

Pintando a segunda cor do tabuleiro

Terminando a quadra de mini-tenis
Primeira cor no tabuleiro gigante

Segunda cor no tabuleiro gigante

Tabuleiro de jogo da velha












5ª etapa

Finalização dos tabuleiros. Reparo dos erros e arremate final.

Retoques finais

Tabuleiro de dama

Quadra de mini-tenis
Jogo da velha


Tabuleiro de dama humana

6ª etapa

Confecçao das peças para os tabuleiros menores. Nessa fase foram utilizados materiais recicláveis e discutida a importancia da reciclagem.


Alunos jogando dama


7ª etapa

A última fase foi a culminancia do projeto com um torneio de "Dama humana" estre as turmas da escola. Esse torneio foi realizado num tabuleiro gigante confeccionado na parte central do pátio.
Fechando o torneio, uma equipe de professores, manipulados por um aluno, enfrentou uma equipe de professoras, manipuladas por uma aluna.

Jogo do torneio


Dama humana entre turmas

Tabela do torneio



Dessa vez elas ganharam!

4 comentários:

  1. Que projeto maravilhoso! AH se todos os docentes trabalhassem nessa linha de aprendizagem.

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  2. Obrigado pela contribuição Anônimo! Prometo trabalhar para melhorar!

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