28 de março de 2012

" ALTURA E MASSA: NÚMEROS RACIONAIS"


              No GEC Princesa Isabel realizamos uma aula com os alunos do oitavo ano das turmas 1802, 1804 e 1805 bastante interessante para reforço dos conteúdos sobre números racionais ministrados em sala de aula
APRESENTAÇAO
              Os Números Racionais constituem um dos assuntos mais difíceis de serem assimilados pelos alunos. O ensino do conteúdo em sala de aula de maneira expositiva, nem sempre é suficiente para o aprendizado dos jovens.
JUSTIFICATIVA
               Com o propósito de tornar o conteúdo de Números Racionais mais atraente e próximo à realidade dos jovens, realizamos uma atividade de medição das alturas e massa corpórea dos alunos, compilando dados que serão úteis aos professores de Educação Física.
OBJETIVO
    •     Apresentação de conteúdos dos números racionais
    •     Identificação, classificação em decimais, dízimas periódicas, fracionários e inteiros.
    •    Transformação dos decimais em fração, localização na reta numérica.
    •    Trabalhar arredondamento.
    •    Trabalhar as operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
    •    Trabalhar potenciação e radiciação de decimais.
    •     Estimular a adoção de estratégias para a resolução de problemas.
    •     Apresentar o sistema de medidas decimal.


DESENVOLVIMENTO
1ª etapa

A primeira etapa consistiu na apresentação dos instrumentos de medida aos alunos. Foi explicada a diferença entre as escalas de medidas, a diferença entre peso e massa e o porque da altura de uma pessoa ser dada em metros centímetro.
Essa fase ocorreu em sala de aula.

2ª etapa

Essa fase do projeto foi a mais longa. As medições foram realizadas no pátio do Centro Cultural. As medidas de massa e altura forma arredondadas para duas casas decimais.

3ª etapa

Manipulação dos dados pelos alunos. Os alunos foram divididos em grupos de cinco e realizaram operações com as medidas. 

Conclusão

A atividade realizada fora da sala de aula foi muito bem recebida pelos alunos. A absorção dos conteúdos foi satisfatória e atribuída, principalmente, ao caráter lúdico da atividade.

Apresentação da fita métrica
Instruções sobre as medidas de comprimento

Exemplificando a atividade


Alunos em ação
Alunos em ação


Instruções sobre as operações



Medição realizada pelo aluno



Um comentário: